Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

Produção de alimentos

O Brasil precisa promover melhor o seu produto

Janeiro de 2018

COM UM potencial inigualável, o Brasil pode aumentar a sua produção de alimentos em 40% até 2020, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os Estados Unidos e o Canadá podem chegar, no máximo, a um aumento de 15% até a mesma data; a União Europeia, a 4%; e a China, a Índia e a Rússia podem evoluir, no máximo, 27%. Esse número brasileiro é valioso porque, de acordo com a Organização, a demanda mundial por alimentos continuará aumentando nos próximos anos. Assim, devemos assumir e trabalhar cada vez mais esse setor da economia e promover a indústria nacional.

Muito já foi feito no campo: em pouco mais de vinte anos, tivemos um aumento de 200% na produção com aumento de apenas 40% da área plantada. São números que o mundo já conhece. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil é o principal produtor de suco de laranja, com 57% da produção mundial (e 78,6% da exportação), de açúcar, com 33,3% (e 26,8% da exportação), e café, com 21% da produção (e 45,7% da exportação). É o segundo na produção de soja (30,2%) e carne bovina (17,4%), além de um dos principais players para carne de aves.

Ou seja, elementos para compreender a indústria nacional de alimentos e bebidas não faltam. Mas, como ajudar o País a alavancar essa vocação a fim de alcançar novos mercados e valorizar não só a produção de matéria-prima, mas também de produtos processados, com maior valor agregado, que atendam o consumidor final?

A população urbana, cada vez mais informada, cobra das companhias não apenas novidades, mas uma oferta de alimentos que esteja alinhada a valores cada vez mais universais. Assim, as empresas devem posicionar-se desde já, buscando novos ingredientes, formulações e embalagens e transparência para atender todos os públicos. Trocar conhecimento e informações entre si também é importante para alcançar um novo patamar. Nesse contexto, a promoção desempenha um papel fundamental. Não existe ainda no Brasil um evento que funcione como a plataforma do futuro quando se trata de alimentos e bebidas. Empresas brasileiras precisam procurar, primariamente, eventos no exterior para apresentar seus produtos e novidades.

O nosso trabalho, com o lançamento da ANUFOOD Brazil – Feira Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas – powered by Anuga, que acontecerá em março de 2019, é oferecer uma plataforma que sirva como uma opção estratégica a esse processo, trazendo os holofotes para dentro do País e atraindo compradores de todo o mundo por meio da rede mundial de compradores dos nossos eventos. Entre nossos expositores, estarão as principais indústrias do País e do exterior, cobrindo todo o setor de alimentos e bebidas. Apresentaremos, também, conteúdo de alto valor, promovendo discussões sobre as principais tendências, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Tudo isso realizado com a experiência do maior organizador de eventos de negócios para alimentos e bebidas do mundo: a Koelnmesse.

A empresa, baseada em Colônia, na Alemanha, opera oitenta eventos em mercados-chave de todo o mundo, o que garante a expertise para organizar encontros realmente globais, capazes de conectar a indústria brasileira de alimentos e bebidas com compradores e parceiros de todo o mundo. Não à toa, a ANUFOOD Brazil chega ao mercado nacional com a chancela da Anuga, que, em 2017, foi ponto de encontro de 7.400 expositores e 160 mil visitantes desse mercado. O nosso portfólio inclui, também, a Anuga FoodTec, referência para o setor de tecnologia em alimentos. A Koelnmesse possui vinte eventos para o setor alimentício em todo o globo.

Com pouco mais de um ano para a data da ANUFOOD Brazil, já trabalhamos de maneira intensa, combinando o know-how alemão com a criatividade brasileira para oferecer uma feira de negócios que possa conectar da forma mais abrangente possível demanda e oferta para o mercado nacional e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), que, ao todo, reúnem 275 milhões de habitantes.

Um evento com abrangência como nenhum outro, a ANUFOOD Brazil vai conectar compradores e fornecedores do campo à mesa, reunindo segmentos em um excelente ambiente de negócios. O nosso esforço tem como meta a plataforma perfeita e inédita que a nossa região do globo merece.