Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

ANUFOOD Brazil

União de esforços com a abia projeta evento bem-sucedido

Outubro de 2017

A REALIZAÇÃO da ANUFOOD Brazil, feira exclusiva para o setor de alimentos e bebidas, com a parceria estratégica da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), traz um novo marco para o setor no Brasil, ajudando a projetar os nossos produtos para o mundo. A FGV Projetos é coorganizadora do evento.

O Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo e tem plenas condições tecnológicas, bem como área agricultável, para ser, também, o campeão mundial em segurança alimentar. Nosso mercado é, ainda, um dos mais importantes de produção e comercialização de bebidas, uma vez que, em anos recentes, nos tornamos o terceiro maior consumidor mundial de refrigerantes e cervejas, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É, portanto, a partir desse posicionamento privilegiado, nacional e internacional, que a Koelnmesse Brasil estabeleceu as bases necessárias para realizar a ANUFOOD Brazil – Feira Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas – powered by Anuga, trazendo consigo, nesse novo marco do setor, a parceria oficial da ABIA.

Esta última é uma entidade que representa um contingente de 35,2 mil empresas, responsáveis por R$ 613 bilhões anuais de faturamento, o maior da indústria de transformação no Brasil, além de empregar cerca de 1,6 milhão de funcionários. Essa gigante instituição do setor de alimentos fará parte de um evento que tem expectativa de reunir mais de 300 expositores, ou seja, produtores, fabricantes, importadores e exportadores de alimentos e bebidas, em um espaço especialmente preparado no São Paulo Expo, entre os dias 12 e 14 de março de 2019.

A ANUFOOD Brazil vai criar, a um só tempo, as condições de apresentação do que há de melhor no setor de alimentos e bebidas e o ambiente que proporcionará a possibilidade de ampliar e fortalecer os negócios no mercado local. Além desse ganho de visibilidade e de networking comercial e profissional, o evento será, ainda, uma plataforma de exportação capaz de aprimorar o posicionamento dos produtos brasileiros no mercado internacional.

ANUFOOD Brazil

Organizar um evento dessa envergadura é tarefa que exige know-how internacional e sólido e é uma missão que obriga a recorrer ao auxílio de experiências bem-sucedidas. E, para a realização da ANUFOOD, a Koelnmesse Brasil tem o privilégio de contar com o modelo de negócios da Anuga, que está em sua 34ª edição e é realizada em Colônia, na Alemanha. Para se ter uma ideia da dimensão da representatividade da Anuga no mundo todo, existem mais de 7.000 expositores vindos de 100 países na edição que acontece neste mês de outubro. A feira alemã é parte do portfólio da Koelnmesse, líder internacional na implementação de feiras de serviços e produtos relacionados ao processamento de alimentos e bebidas.

Da mesma forma, a presença da ABIA na ANUFOOD Brazil é, ainda, como dito anteriormente, um dos componentes fundamentais para a grandeza do evento e a sua representatividade. É da entidade que vem a informação de que, em 2016, por exemplo, os alimentos e bebidas contribuíram com um saldo de US$ 31,5 bilhões para o superávit total da balança comercial brasileira, que foi de US$ 47,7 bilhões. O setor processa 58% da produção agropecuária do País, e este é o segundo maior exportador de alimentos processados, em volume, do mundo.

Além disso, ao se cercar de dados, números, informações e, principalmente, análises, tem-se a garantia de que o trabalho feito é tão mais eficaz quanto é a sua importância ao envolver atores-chave do setor. Por isso, a ANUFOOD Brazil tem o suporte da FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas.

Acreditamos que a realização desse evento segmentado por setor da indústria alimentícia será um marco para o Brasil. Certamente, abrirá novos e estratégicos mercados, tornando esta indústria globalmente conhecida e ampliando o saldo comercial do País. Além disso, contribuirá para que o setor do agronegócio se desenvolva de forma mais sustentável.

Diante de tudo isso, queremos reforçar a ideia de que a presença de parcerias estratégicas, como a já firmada com a ABIA, sem dúvida, colocar-nos-á no caminho do sucesso, este refletido na importante vitrine ao setor de alimentos e bebidas proporcionada pela ANUFOOD Brazil.

A seguir, apresentamos os setores que fazem parte da ANUFOOD Brazil:

- Agrifoods: produtos frescos, in natura, matérias-primas;

- Fine Food: gourmet, delikatessen e provisões gerais;

- Meat: carnes bovina, suína e de aves e carnes especiais;

- Chilled & Fresh Food: produtos frescos para conveniência e delikatessen, peixes, frutos do mar, frutas e legumes;

- Dairy: produtos derivados de leite;

- Bread & Bakery: pães, assados, bolos e massas;

- Drinks & Hot Beverages: bebidas em geral – não alcoólicas e alcoólicas, refrigerantes, sucos, água, cafés e chás;

- Sweets & Snacks: chocolates, confeitaria, biscoitos e snacks;

- Food-Service: culinária, tecnologia e equipamentos para o mercado de food service, catering e hotéis;

- Organic: alimentos orgânicos em geral – in natura, minimamente processados ou processados.