Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

Frases & Comentários

Outubro de 2018

"Essa imprevisibilidade das regras do jogo pode trazer uma paralisação comercial e interferir nos investimentos globais. Isso seria muito prejudicial."

MAURO ALBERTON, diretor de Marketing da Bayer CropScience

"Princípio básico nas relações comerciais entre as nações, o sucesso das negociações multilaterais traz previsibilidade para todos."

EDWINI KESSIE, diretor de Agricultura e Commodities da Organização Mundial do Comércio (OMC)

"Inevitável no mundo das regras comerciais, o multilateralismo sempre foi de muito difícil avanço nas questões agrícolas."

ALEXANDRE PAROLA, delegado permanente do Brasil na OMC

"Em termos de sustentabilidade, como é uma referência, o Brasil não precisa receber lição de nenhum país. A produção agrícola brasileira preserva mais de 60% da cobertura vegetal original do País."

ALOYSIO NUNES, ministro do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

"A China importa 70% do mercado mundial de soja, com potencial para consumir toda a nossa produção. Isso pode criar problema para a indústria nacional de carne."

PAULO SOUSA, diretor da Cargill

"Na China, há um grande potencial para expansão do consumo de proteína, mas que está em risco de ficar comprometido pela guerra comercial com os Estados Unidos."

NELSON FERREIRA, sócio da McKinsey

"No curto prazo, será necessário manter e ampliar a produtividade. No médio prazo, o setor vai necessitar dar um salto em termos de internacionalização, exportando não apenas alimentos, mas também tecnologia e serviços."

SERGIO DO AMARAL, embaixador brasileiro em Washington, nos Estados Unidos