Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

Frases & Comentários

Dezembro de 2016

"Pesquisa mostra que, atualmente, a área com algum tipo de adoção de sistema iLPF no Brasil abrange 11,5 milhões de hectares. Os estados que se destacam em área de adoção são: Mato Grosso do Sul, com 2 milhões de hectares; Mato Grosso, com 1,5 milhão; e Rio Grande do Sul, com 1,4 milhão."

Estudo patrocinado pela Rede de Fomento à Integração Lavoura-
Pecuária-Floresta, elaborada pelo Kleffmann Group, com acompanhamento técnico da Embrapa Meio Ambiente (SP)

"Conectar o produtor rural a start-ups que oferecem soluções práticas para reduzir os custos de produção, aumentar a produtividade, agregar valor ao que é produzido, facilitar o escoamento e a comercialização, simplificar o financiamento agrícola e melhorar as condições do seguro rural."

RUI PRADO, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), durante o lançamento do hub pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA)

"As utilidades da soja vão muito além das alimentações humana e animal. Seus derivados, além do óleo refinado e da margarina, são utilizados, inclusive, para a fabricação de tintas, cosméticos, medicamentos, utilidades domésticas e alimentos alternativos. Há muito potencial para agregação de valor."

DILCEU SPERAFICO, deputado federal (PR-PR) e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)

"A melhoria do processo de gestão da atividade rural, acrescida do maior acesso ao seguro rural e a outros instrumentos de garantia de renda, pode ajudar o produtor a lidar com adversidades como intempéries climáticas."

JOÃO MARTINS, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), durante a abertura do 2º Seminário Nacional do Projeto Campo Futuro, em Brasília-DF

"O campo tem uma dinâmica diferente do trabalho nas cidades. A legislação deve prever situações da época de preparo do solo, plantio, colheita, manejo produtivo e engorda da pecuária. O trabalhador precisa ter uma carga horária mais extensa, mas com a garantia de compensação."

CIDINHO SANTOS, senador (PR-MT) e autor do projeto para flexibilizar a Lei nº 5.889/ 1973, com o objetivo de modernizar as normas trabalhistas no campo

"Temos a agricultura mais sustentável do mundo. As áreas de produção no Brasil precisam ter, no mínimo, 20% de Reserva Legal. Todos os córregos e rios são protegidos por legislação, e há, mais ainda, a consciência dos produtores de que devemos preservar a flora e a fauna."

BLAIRO MAGGI, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Depoimentos durante a 22ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, em Marrakech, no Marrocos.

"Com grandes extensões de terra com aptidão para uso sustentável, o Brasil concentra todas as condições para se tornar líder mundial em intensificação baseada em tecnologias ‘poupa-recursos’, de baixa emissão de carbono e em ganhos na produtividade da terra."

MAURÍCIO LOPES, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Depoimentos durante a 22ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática, em Marrakech, no Marrocos.