Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

Inteligência coletiva

Ferramenta auxilia na defesa vegetal

Fevereiro de 2017

O BRASIL é um país tropical, marcado pelo calor e pela umidade, condições climáticas que favorecem o desenvolvimento e a proliferação de pragas em sua rica agricultura. Reflexo disso é o impacto econômico traduzido claramente em perda de produtividade, o que demonstra a necessidade de desenvolver novas tecnologias de controle, bem como entender e conhecer a necessidade de cada lavoura.

Preocupada com isso e ciente das limitações cada vez maiores do sistema oficial de defesa agropecuária para identificar, controlar a entrada e combater essas pragas, a Andef lançou, em 2014, o portal defesavegetal.net, site colaborativo que reúne informações sobre pragas já existentes no Brasil e outras quarentenárias – as que estão presentes em outros países, mas que ainda não chegaram às lavouras brasileiras.

O portal nasceu com informações completas e fotos de mais de 100 espécies de alvos biológicos, passando para 380 espécies em maio de 2016 e, hoje em dia, soma mais de 500 fichas técnicas. São insetos, ácaros, fitopatógenos e plantas invasoras de diversas culturas – como abacaxi, algodão, banana, batata, café, caju, cenoura, coco, goiaba, mamão, manga, melancia, melão, milho, pepino, pimentão, soja, sorgo, tomate e uva –, que precisam ser conhecidas pelos produtores para que sejam combatidas de forma eficiente.

Em 2016, o portal ganhou alguns reforços importantes: um blog junto ao site e uma fan page no Facebook com publicações diárias contendo resumos de publicações científicas; uma nova home page atualizada e de visual moderno; e fichas com informações sobre inimigos naturais. Todos os dias, uma equipe supervisionada pela Andef busca pesquisas científicas relacionadas a defesa vegetal e publica este conhecimento de forma interpretada e resumida, além de disponibilizar a versão original.

Além disso, recentemente foi criado, também, o aplicativo Defesa Vegetal, que integra o sistema de convergência de meios e conteúdos desenvolvidos pela Andef. Esta visa potencializar a construção do conhecimento de maneira coletiva, tendo desenvolvido a ferramenta com o propósito de fazê-la servir como uma aliada na proposta de disseminar informação técnica de qualidade aos profissionais que atuam direta e indiretamente com defesa vegetal.

O sucesso do agronegócio brasileiro tem suas raízes fincadas no espírito inovador e empreendedor do setor, e essa iniciativa da Andef é mais um exemplo disso, trazendo praticidade, agilidade e modernidade ao campo.