Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

Anufood Brazil

O evento que a indústria e o agro aguardavam

Fevereiro de 2018

A TRAJETÓRIA de sucesso e o know-how da organizadora alemã Koelnmesse em nível global, aliados ao posicionamento diferenciado do nosso projeto local com a sua oferta adequada, foco nas necessidades dos clientes e parcerias estratégicas, fazem da ANUFOOD Brazil o evento certo, na hora certa e no local certo.

Um evento de negócios inovador do porte da ANUFOOD Brazil, que focará na promoção da agroindústria e da indústria de alimentos e bebidas do Brasil em geral, demanda a organização de uma promotora séria e experiente, além da aliança com parceiros estratégicos e conceituados, como a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Nesse contexto, seguindo uma trajetória de sucesso, a Koelnmesse apurou um resultado recorde em 2017. O volume total de negócios no ano atingiu € 350 milhões, um aumento de 10% em relação ao ano recorde anterior, 2015. O lucro alcançado, por sua vez, ultrapassou € 20 milhões. O volume de negócios aumentou 6% ao ano desde 2008, com lucros crescendo 12% ao ano, superando os indicadores de desempenho do mercado de feiras alemão, que são reportados pela associação de feiras alemãs, a AUMA. O volume de negócios em serviços prestados para expositores e visitantes das feiras também continuou a aumentar.

Esse forte desempenho pode ser atribuído ao core business da empresa: a organização de eventos de negócios em Colônia, cidade sede da empresa na Alemanha, e em mercados internacionais estratégicos. As feiras realizadas em Colônia cresceram, em média, 13%. Os eventos da Koelnmesse são realizados em pavilhão próprio, um dos maiores do mundo, e o sucesso destes eventos demonstra a seriedade, o profissionalismo e o foco nas necessidades dos clientes que a empresa aplica em todas as fases de seus projetos. E é claro que que essa é a cultura também implementada nas atividades no Brasil.

Esse sucesso dá-se, principalmente, pelos recordes que a Anuga, maior feira de alimentos do mundo, vem atingindo a cada edição e pelos mais de vinte eventos de alimentos e tecnologia de alimentos que o grupo organiza ao redor do mundo, reforçando ainda mais o potencial dessa indústria.

Outro ponto relevante nas feiras fora da Alemanha, com destaque para o Brasil, a Índia e a Tailândia, são os aumentos importantes no número e na qualificação de expositores e visitantes.

Atualmente, a empresa organiza oitenta feiras e eventos ao redor do mundo, tendo como uma de suas especialidades eventos focados na indústria de alimentos e bebidas. O portfólio inclui a Anuga, maior feira de alimentos do Planeta, a Anuga FoodTec, focada em tecnologia para esta indústria, e diversos outros eventos focados no setor em países-chave fora da Europa, como Brasil, China, Índia, Tailândia, EUA, entre outros.

Desde que o desenvolvimento econômico global permaneça estável, a empresa planeja atingir lucros anuais médios na faixa de dois dígitos, em milhões de euros, até 2021 e, regularmente, registrar um volume de negócios de mais de € 300 milhões por ano.

Isso tudo demonstra a seriedade com que a Koelnmesse trata os seus projetos e a experiência que a promotora traz para o País ao realizar a ANUFOOD Brazil, ambicioso projeto que vai inovar e remodelar a oferta de eventos de negócios focados na indústria de alimentos e bebidas. Será dado destaque especial para a agroindústria, o motor da economia brasileira, que tem se demonstrado um exemplo de produtividade para o mundo. As enormes oportunidades de promoção do setor serão exploradas em nosso evento para contribuir com o posicionamento dessa indústria e, consequentemente, do próprio País como grande fornecedor de alimentos para o mundo.

A parceria firmada com a FGV e o apoio das associações-chave do setor ajudaram a modelar o conceito que o mercado espera para um evento de negócios: focado, porque terá a indústria de alimentos e bebidas como protagonista; estratégico, porque posicionará o Brasil como fornecedor de alimentos para o mundo; e prático e efetivo, porque promoverá o ambiente de negócios que profissionais procuram em um cenário em que o recurso tempo é cada vez mais escasso e precioso. São muitos os fatores que nos motivam a implementar esse projeto e ter a convicção de que ele é o evento certo, na hora certa e no local certo.

Receberemos os principais executivos da indústria de alimentos e bebidas, dos principais canais do Brasil, da América do Sul e do restante do mundo, utilizando a nossa extensa rede de compradores Koelnmesse. E, se a sua empresa é produtora de alimentos e bebidas, convidamos você a fazer parte desse grupo que será expositor do nosso evento, para ampliar e fortalecer os seus negócios no mercado local e se beneficiar de uma plataforma de exportação para posicionar os seus produtos no mercado internacional sem sair do Brasil.