Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

15 anos de ENFISA

Encontro de fiscalização e seminário sobre agrotóxicos

Abril de 2017

O ENCONTRO de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (ENFISA) é o principal fórum de discussão técnica sobre agrotóxicos e afins no Brasil e acontece de forma ininterrupta desde 2002, ano de sua criação no município de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Para marcar os quinze anos do ENFISA, sua 15ª edição está agendada para a primeira semana de abril, entre os dias 3 e 7, no município de Campos do Jordão-SP.

O Encontro tem como objetivo debater a harmonização dos procedimentos de fiscalização do comércio e do uso de defensivos agrícolas frente às novas tecnologias e aos desafios na produção de grãos, fibras e energias. Além disso, também tem contribuído para nivelar os serviços estaduais de fiscalização por meio da identificação de iniciativas bem-sucedidas.

Com a proposta de promover discussões e reflexões sobre os temas ligados à defesa agropecuária no País, o evento conta com a presença de fiscais dos órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal, de profissionais da área de registro, de responsáveis técnicos de estabelecimentos comerciais de insumos agrícolas e de pesquisadores e acadêmicos.

É importante ressaltar que o tema dos pesticidas é, muitas vezes, abordado com um viés alarmante, porém o uso responsável desta tecnologia é seguro e essencial para a produção agrícola brasileira. Os pesticidas são parte importante de um pacote tecnológico que ajudou a transformar a agricultura brasileira nas últimas décadas. Graças à tecnologia aplicada em nossas lavouras, conseguimos ampliar a produção de alimentos sem expandir a área plantada. Para os próximos anos, o desafio é produzir ainda mais, com tecnologia e sustentabilidade, para alimentar um planeta com 9 bilhões de habitantes.

Dialogar sobre aspectos relacionados ao controle e à fiscalização da produção, da comercialização e do uso de agrotóxicos é oportuno e imprescindível. Essa discussão contribui para que o setor consiga harmonizar os procedimentos de fiscalização entre os estados da Federação e propor diretrizes para auxiliar o controle do comércio e do uso de defensivos agrícolas.

O evento é realizado pela Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins (CGAA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e conta com o apoio dos órgãos estaduais responsáveis pela defesa agropecuária e das entidades do setor.