Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

Agrodrops

Abril de 2018

Regulamentação do programa RenovaBio

A proposta do Decreto para regulamentar o programa RenovaBio prevê a criação de um comitê formado por sete Ministérios para estabelecer a meta de redução das emissões de gases do efeito estufa no setor de transportes para dez anos. Esta definição precisa ser feita até 24 de junho. Em seguida, há um prazo de dezoito meses para a estruturação do programa, como a regulamentação do mercado de certificados de descarbonização (CBios), que deverão ser comercializados na B3. Os detalhes do Decreto estão em análise na Casa Civil.

Comércio mundial do agronegócio

Dados do Comitê de Agricultura da Organização Mundial do Comércio (OMC) mostram o peso dos países nas exportações globais do agronegócio para 2026. O Brasil segue firme na soja e no frango, mas defronta-se com a força das carnes de búfalo indianas. O País também lidera com grande vantagem no açúcar (49,3%) e no tabaco (14,3%).

Comércio mundial do agronegócio

Chineses assumem o porto de Paranaguá

A operadora de terminais China Merchants Port (CMPort) oficializou a compra do Porto de Paranaguá, no estado do Paraná. A estatal chinesa passa a operar e controlar 90% do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), o segundo maior do Brasil e que é considerado um ponto estratégico para o escoamento de produtos agrícolas para o gigante asiático. A empresa pagou quase R$ 3 bilhões e deve investir ainda cerca de R$ 1 bilhão na infraestrutura do terminal. O negócio pode fortalecer a relação Brasil-China nas questões de infraestrutura e gerar investimentos vultosos para o País.

Brasil livre de febre aftosa com vacinação

O Comitê Científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recomendou que o Brasil seja reconhecido como livre de febre aftosa com vacinação aos 180 países integrantes da OIE. Santa Catarina é reconhecida pela Organização como livre da doença sem vacinação desde 2007. A decisão deverá ser anunciada na assembleia geral da entidade, a ser realizada em Paris, entre 20 e 25 de maio. De acordo com o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), o próximo grande passo do Brasil será retirar a vacinação contra a doença.

Mudança no ciclo de baixa das commodities

As projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) apontam um aumento gradual nos preços das commodities agrícolas em 2018. Isso encerra o movimento de queda nas cotações começado em 2013. Os preços da maioria dos cultivos seguem abaixo da média dos últimos dez anos. As áreas de milho, com crescimento acima das de soja nos últimos anos, devem perder espaço nas próximas colheitas. Os quatro principais cultivos do país – milho, soja, algodão e trigo – ocuparam 96,7 milhões de hectares na safra 2017/18.

Mudança no ciclo de baixa das commodities

É necessário taxa de juros menor nos investimentos

As vendas internas e as exportações anuais de tratores e colheitadeiras de grãos tiveram uma forte redução durante o período de 2010 a 2017. A queda foi de 35,6% para os primeiros e 18,5% para as últimas. O fundo do poço aconteceu no exercício de 2015. Com a elevação da taxa de juros e o corte nos recursos do crédito rural para investimento, os agricultores se retraíram. O cenário não é pessimista, mas não se desenha uma perspectiva de forte recuperação no curto prazo. A queda da taxa Selic abre espaço para a prática de juros mais atrativos na comercialização de máquinas e equipamentos.

É necessário taxa de juros menor nos investimentos