Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

ANUFOOD Brazil

Versão da maior feira de alimentos do mundo acontece em menos de um ano

Abril de 2018

DENTRO DE um ano, será dado início à versão nacional da maior feira de alimentos do mundo, a ANUFOOD Brazil, que ocorrerá de 12 a 14 de março de 2019, no São Paulo Expo. Nos moldes da Anuga, realizada na Alemanha, o evento inédito será o único no País com total enfoque na expansão dos mercados nacional e internacional de produtores e fabricantes brasileiros de alimentos e bebidas.

O evento apresentará, por meio de exposições, palestras, congressos e compartilhamento de experiências, os principais lançamentos, tendências de consumo, futuro da segurança alimentar e melhores práticas no segmento. Tem como públicos-
alvo distribuidores, atacadistas, supermercadistas, restaurantes, bares, hotéis, entre outros.

Será pioneiro na promoção do agronegócio brasileiro, dos seus produtos in natura e dos típicos de cada região em relação às demais feiras que ocorrem no País. Expositores e visitantes poderão ampliar seus negócios em todos os níveis. A Koelnmesse identificou os principais compradores no Brasil e ao redor do mundo por meio de sua rede global de eventos, para que eles possam vir a fechar parcerias diretamente com os expositores.

A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de serviços e produtos relacionados ao setor, como as alemãs Anuga, Anuga FoodTec e ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos. As perspectivas para a realização do evento são muito promissoras ao se considerar a posição do País no ranking mundial da Euromonitor International, provedora global de inteligência estratégica de mercado e parceira da iniciativa.

A ANUFOOD Brazil será organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas, dedicando o devido espaço a toda a diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria de alimentos e bebidas. Desta forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria.

No total, dez associações ligadas à indústria de alimentos e bebidas já assinaram contrato para poderem estar presentes na feira. São elas: a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB).

Além da ANUFOOD Brazil, a Koelnmesse Brasil já organiza outros cinco eventos de sucesso, sendo dois deles voltados para a indústria alimentícia: a ANUTEC BRAZIL, evento de máquinas, processos e embalagens para o segmento de proteína animal, em Curitiba, e o WellFood Ingredients Summit, focado em ingredientes alimentícios para produtos funcionais e saudáveis, em São Paulo.

O BRASIL NO MERCADO MUNDIAL DE ALIMENTOS E BEBIDAS

De acordo com os dados preliminares de 2017, o Brasil está em 3º lugar nas categorias Alimentos Frescos e Bebidas Quentes, 4º lugar em Alimentos Embalados e 5º lugar em Bebidas Frias segundo o ranking mundial da Euromonitor International. Em números absolutos, os brasileiros gastaram cerca de R$ 900 bilhões nestes segmentos, e a projeção nacional para 2022 chega a quase R$ 1 trilhão. Apenas a China e os Estados Unidos estão à frente do País em todo o ranking e, em alguns casos específicos, a Índia, o Japão e o México.

SEGMENTOS QUE ESTARÃO PRESENTES NA ANUFOOD BRAZIL

- Agrifoods: produtos frescos, in natura, matérias
-primas;

- Fine Foods: azeites, especiarias, massas, molhos, condimentos, temperos e provisões gerais;

- Meat: carnes bovina, suína, ovina e caprina e embutidos;

- Chilled & Fresh Foods: produtos frescos para conveniência e pescados;

- Dairy: produtos derivados de leite;

- Bread & Bakery: pães e bolos industrializados;

- Drinks & Hot Beverages: bebidas em geral;

- Sweets & Snacks: chocolates, balas e derivados, confeitaria, biscoitos, salgadinhos, petiscos, sorvetes e lanches;

- Food Service: alimentos, bebidas e insumos tecnológicos/maquinários para alimentação fora de casa em todos os seus canais, como restaurantes, lanchonetes, serviços de catering e hotéis;

- Organics: produtos orgânicos in natura de origem animal ou vegetal e produtos orgânicos processados.