Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

Frases & Comentários

Maio de 2017

"As dificuldades de custo de produção e logística consomem a renda do produtor rural. Está na agenda expandir o seguro rural na safra 2017/18. É difícil colocar R$ 1,5 bilhão de uma hora para outra. É necessário, mas precisa ser feito de forma gradual."

WILSON VAZ DE ARAÚJO, diretor do Departamento de Crédito e Estudos Econômicos, pertencente à Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DCEE/SPA/MAPA)

"Cerca de 67% das propriedades agrícolas do País usam algum tipo de tecnologia, seja na área de gestão dos negócios ou nas atividades de cultivo e colheita da produção."

FABRÍCIO JUNTOLLI, coordenador da Secretaria Executiva da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) do MAPA

"O Censo Agropecuário 2017 está previsto para começar em outubro. Chegaremos aos mais de 5 milhões de estabelecimentos rurais, com maior nível de precisão nas respostas e menor custo. O Censo nasceu de uma restrição orçamentária, mas foi repaginado e ganhou em qualidade e simplicidade operacional."

PAULO RABELLO DE CASTRO, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

"As suspeitas de casos de consumo de carne bovina com o ‘mal da vaca louca’ são infundadas. Acompanhamos de perto as questões de sanidade, bem-estar animal e segurança alimentar. Esta doença, na sua forma patogênica, nunca chegou ao Brasil ou a outros países da América Latina."

SEBASTIÃO GUEDES, presidente em exercício do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC)

"Em 2010, a China recebia 17% da celulose produzida no Brasil. Hoje, a taxa é de 40%. Metade do mercado chinês é atendida pela produção nacional, seu maior fornecedor internacional."

ELIZABETH DE CARVALHAES, presidente executiva da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

"A manutenção do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação exige o incremento de barreiras primárias para evitar os riscos externos de introdução da doença. Entre estes riscos, tem-se o bioterrorismo, que não pode ser desconsiderado nos países da América do Sul, tendo em vista o patrimônio pecuário da região e seu papel fundamental no fornecimento de alimentos para o mundo."

GUILHERME MARQUES, recém-empossado presidente da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa)

"A aprovação da lei representa a primeira regulamentação da legislação trabalhista sob o ponto de vista da realidade da agricultura, dando mais segurança jurídica tanto para trabalhadores, como para empregadores."

MARLENE LIMA, assessora de Política Socioambiental da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), sobre a Lei da Terceirização, que foi sancionada pelo presidente da República, Michel Temer, no último dia 31 de março

"O Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da safra 2017/18 deverá ser lançado no final deste mês. Agregaremos novas culturas, fortaleceremos a agricultura de precisão e retomaremos o programa de armazenagem, um dos principais problemas enfrentados pelos produtores."

NERI GELLER, secretário da SPA/MAPA