Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

Frases & Comentários

Junho de 2017

"É um momento importante para o sojicultor brasileiro. Temos tecnologia e conhecimento capazes de gerar mais produção no campo. Nesses dez anos, o CESB contribuiu com isso."

LUIZ NERY RIBAS, diretor presidente do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB)

"É a oportunidade de refletirmos sobre a visão projetada há quatro décadas pelos citricultores. Nesse período, consolidamo-nos como uma instituição de qualidade internacional para dar suporte ao desenvolvimento de uma citricultura moderna e competitiva."

LOURIVAL CARMO MONACO, presidente do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), que celebra, neste ano, quarenta anos de existência

"Estamos engajados no projeto para garantir o êxito do Censo Agropecuário que será realizado entre outubro deste ano e fevereiro de 2018. Já encaminhamos correspondência a todos os presidentes das federações estaduais com um resumo do questionário que o recenseador apresentará ao produtor."

JOÃO MARTINS, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

"O governo brasileiro sinaliza a ideia de diminuir o tempo de registro de agroquímicos no Brasil. A legislação prevê 120 dias, mas o prazo vai até dez anos. Enquanto a empresa necessita de previsibilidade, o mercado exige inovação. O produto novo de hoje é o genérico de amanhã."

SILVIA FAGNANI, diretora executiva do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (SINDIVEG)

"O projeto Soja Livre, que visa fomentar o cultivo de soja convencional no Mato Grosso, tornar-se-á uma associação ainda em 2017. A Aprosoja e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) serão mantidas na coordenação, em parceria com produtores de sementes e empresas."

ENDRIGO DALCIN, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja)

"O cafeicultor no Cerrado está renovando seu parque cafeeiro. Com a mesma área, o Brasil pode produzir mais 20 milhões de sacas de café sem dificuldades. Para isso, seria necessário aplicar novidades oriundas das pesquisas."

SILAS BRASILEIRO, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC)

"Não tem sentido, em plena colheita, liberar café para importação, mesmo que em regime de drawback. O abastecimento do mercado interno e o programa de exportação estão garantidos."

BRENO MESQUITA, diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e presidente das Comissões de Cafeicultura da FAEMG e da CNA, a respeito da autorização pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) para a importação de café Conilon do Vietnã

"Quase toda a área produtiva está inscrita no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O próximo passo é o Programa de Regularização Ambiental (PRA), mas falta estrutura para os órgãos estaduais. Precisamos trabalhar nisso."

RODRIGO JUSTUS, assessor técnico da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, sobre os cinco anos de aprovação do novo Código Florestal