Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

7º Coffee Dinner & Coffee Summit

Brasil: o seu parceiro no agronegócio mundial de café!

Julho de 2017

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), realizou, nos últimos dias 8 e 9 de junho, a sétima edição do seu tradicional evento Coffee Dinner & Coffee Summit. Promovido bienalmente, neste ano o evento teve como tema “Brasil: o seu parceiro no agronegócio mundial de café!" e atraiu mais de 900 pessoas envolvidas em todo o setor cafeeiro, entre eles exportadores, importadores, produtores, cooperativas, industriais, corretoras de mercadorias e valores, bancos, governo, entidades e associações setoriais.

O evento, que combina um jantar de gala com uma tarde de grandes debates e análises dos cenários cafeeiros nacional e internacional, visa promover um ambiente de confraternização e aproximação dos diversos profissionais, possibilitando a ampliação de contatos e o fomento de novos negócios, além da oportunidade de debater os temas relevantes que movimentam o agronegócio atualmente. Na oportunidade, o CECAFÉ faz homenagens aos destaques do setor cafeeiro, com o objetivo de reconhecer aqueles que contribuem com o sucesso da cafeicultura brasileira.

O caráter internacional do Coffee Dinner & Coffee Summit é, também, uma oportunidade de promover os cafés do Brasil enquanto produtos sustentáveis e de qualidade, mostrando a sua força, representatividade e posição de liderança absoluta no agronegócio mundial de café, refletindo a eficiência do País e permitindo vislumbrar um cenário no longo prazo bastante favorável.

Coffee Dinner

O Coffee Dinner foi realizado na Sala São Paulo e contou com a parceria do Museu do Café, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. No evento, houve a cerimônia de entrega do troféu “Empreendedores do Café", para aqueles que se destacaram na contribuição para o fortalecimento e o crescimento sustentável do agronegócio nacional de café.

Neste ano, foram contemplados com o troféu “Empreendedores do Café" a Rede Globo, como Empresa Amiga do Café, o jornal Valor Econômico, como Destaque Jornalístico, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), como Maior Exportador de Café, a Café 3 Corações, como Maior Torrefador Nacional, a Cia. Cacique de Café Solúvel, como Maior Exportador de Café Solúvel, a Jacobs Douwe Egberts (JDE), como Destaque Investimentos no Brasil e Exportação de T&M, Francisco Sérgio de Assis, como Destaque Produção, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), como Destaque Pesquisa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como Destaque Inovação, o Instituto Agronômico (IAC), como Instituição Destaque, além das homenagens a João Antônio Lian e Guilherme Braga Abreu Pires Filho pelos serviços prestados ao CECAFÉ.

Coffee Summit

Já o Coffee Summit, que ocorreu no Centro de Convenções do Hotel Tivoli Mofarrej, foi dividido em diversos painéis com temas relacionados ao universo do café. O painel de abertura teve como foco salientar as perspectivas macroeconômicas atuais e foi realizado pela economista do Bradesco Fabiana D'Atri. Na sequência, o painel Desafios do Abastecimento Mundial do Café ganhou destaque com a participação de Ladislau Martin Neto e Evaristo Eduardo de Miranda, respectivamente diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa e chefe-geral da Embrapa e, também, do diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), José Dauster Sette. Os palestrantes debateram os principais pontos relacionados à competividade e à sustentabilidade, além da ocupação e do uso das terras no Brasil. O último painel, Fluxo do Consumo Mundial de Café, contou com a presença de Lara Brans, presidente da JDE no Brasil, e Rodrigo Costa, diretor de Commodities da Comexim nos EUA.

Os debates visaram gerar expectativas e entendimentos dos fluxos comerciais e de mercado, com os objetivos de ampliar o conhecimento e elaborar cenários futuros para a cafeicultura brasileira.

SOBRE O CECAFÉ

Fundado em 1999, o CECAFÉ representa e promove ativamente o desenvolvimento do setor exportador de café nos âmbitos nacional e internacional. A entidade oferece suporte às operações do segmento por meio do intercâmbio de inteligência de dados, ações estratégicas e jurídicas, além de projetos de cidadania e responsabilidade social. Atualmente, possui 139 associados, entre exportadores de café, produtores, associações e cooperativas no Brasil, correspondendo a 95% dos agentes deste mercado no País.