Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

Anufood brazil

Nova plataforma de negócios para o setor de alimentos e bebidas

Julho de 2017

ATUALMENTE, NO Brasil, não há uma feira de negócios que seja totalmente focada na indústria de alimentos e bebidas. Os eventos existentes são organizados de forma orientada para um determinado segmento de mercado ou contemplam outros grupos de produtos além de alimentos, como equipamentos diversos, cosméticos, produtos de limpeza, entre outros.

A partir de 2019, esse paradigma será quebrado com a realização da ANUFOOD Brazil, uma nova plataforma de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas, que trará como expositores produtores, fabricantes, importadores, exportadores e distribuidores de alimentos e bebidas em geral, de todos os portes, que buscam ampliar e fortalecer seus negócios no mercado local e, também, beneficiar-se de uma plataforma de exportação para posicionar seus produtos no mercado internacional.

O evento – que será organizado pela Koelnmesse, empresa alemã que é líder internacional em feiras de alimentos e bebidas, em parceria com a FGV Projetos – terá setores especializados por tipo de produtos que representarão todos os segmentos da indústria, de forma organizada, clara e otimizada, para uma demanda de visitantes formada por compradores especializados, nacionais e internacionais, em busca de inovações e qualidade em produtos.

A ANUFOOD Brazil espera atrair visitantes que estejam envolvidos no processo de tomada de decisão sobre a compra de produtos alimentícios, sejam eles produtos básicos para transformação ou produtos acabados para distribuição, revenda e serviços de alimentação em geral. Desta forma, a indústria, os varejistas, os atacadistas, as lojas especializadas, os restaurantes, os hotéis e as empresas de catering, entre outros, fazem parte do público visitante da feira, que poderá encontrar soluções para suas necessidades em um único local. Contaremos, ainda, com a ampla rede mundial de compradores da Koelnmesse, formada pelos mais de vinte eventos para o setor de alimentos organizados ao redor do mundo, em mercados que têm conexão direta com os mercados brasileiro e sul-americano.

A ANUFOOD Brazil seguirá o modelo de negócios bem-sucedido da Anuga, a maior feira do mundo no setor de alimentos e bebidas, que está em sua 34ª edição e é realizada em Colônia, na Alemanha. A apenas quatro meses da realização de sua próxima edição, em outubro de 2017, a Anuga já conta com 7.200 expositores, de mais de cem países. Além da Anuga, a Feira Internacional de Doces, Biscoitos e Snacks (ISM, na sigla em inglês) e a Feira de Tecnologia para a Indústria Alimentícia (Anuga FoodTec) são reconhecidas em todo o mundo como líderes absolutas em seus setores. A expertise e o profissionalismo da Koelnmesse na realização de eventos B2B, com oferta adequada e alta qualificação da visitação, serão aplicados e formam as diretrizes principais na organização e no modelo de negócios no Brasil.

O evento contará, também, com a realização de conferências e seminários, cujo conteúdo será desenvolvido pela FGV Projetos e que abordarão inovações em produtos, discussões estratégicas para o desenvolvimento da indústria, tendências de consumo e o futuro da segurança alimentar, entre outros temas.

Com certeza, a realização da ANUFOOD Brazil será um marco para o setor no Brasil e na América do Sul. Serão abertos novos mercados estratégicos para a nossa indústria de alimentos, aumentando a sua visibilidade globalmente e ampliando os saldos comerciais.

SETORES QUE FARÃO PARTE DA ANUFOOD BRAZIL

  • Produtos in natura;
  • Gourmet,delikatessen e provisões gerais;
  • Carnes;
  • Produtos frescos para conveniência, frutas e legumes;
  • Derivados de leite;
  • Pães, assados, bolos e massas;
  • Bebidas em geral;
  • Chocolates, confeitaria, biscoitos e snacks;
  • Culinária, tecnologia e equipamentos para food service e catering.

QUEM EXPÕE

  • Produtores e fabricantes de alimentos e bebidas em geral;
  • Importadores, exportadores e distribuidores;
  • Empresas de equipamentos para food service;
  • Empresas do setor de serviços;
  • Agências de comércio exterior.

QUEM VISITA

  • Comércio varejista;
  • Comércio atacadista;
  • Distribuidores;
  • Importadores e exportadores;
  • Lojas de alimentos especiais;
  • Restaurantes;
  • Empórios;
  • Lojas de conveniência;
  • Indústria de alimentos;
  • Redes hoteleiras;
  • Alimentações industrial, comunitária e institucional;
  • Catering- para eventos;
  • Companhias aéreas;
  • Representantes.