Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

Agrodrops

Agosto de 2017

Presidência do Codex Alimentarius

Com 56% de votos a favor, o brasileiro Guilherme Costa, servidor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi eleito o novo presidente do Codex Alimentarius. Vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e à Organização Mundial da Saúde (OMS), a entidade trata de padrões, diretrizes e recomendações para a segurança, a qualidade e o comércio leal de alimentos dos seus 188 países-membros. É a representatividade do agronegócio brasileiro em nível internacional, que já conta com José Francisco Graziano da Silva na presidência da FAO e Roberto Azevêdo na presidência da Organização Mundial do Comércio (OMC).

México comprará grãos do Brasil

As estatísticas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) fazem balanço de oferta e demanda de milho amarelo no México nesta safra 2016/17, a terminar em agosto. Para uma colheita de 27,0 milhões de toneladas, a demanda deverá atingir 39,8 milhões, com importações de 14,8 milhões. A indústria avícola mexicana consome cerca de 10 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, dos quais 40% são importados. O país vive uma relação turbulenta com os Estados Unidos desde que Donald Trump assumiu a presidência.

Uma missão liderada pela Secretaria de Agricultura do México esteve em alguns estados brasileiros, onde manteve reuniões bilaterais e conheceu um pouco melhor as características da oferta.

Recuperação na safra de laranja

A safra 2017/18 do principal parque citrícola do Brasil – que engloba 349 municípios de São Paulo e Minas Gerais – mostra recuperação, segundo estimativa do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). A produção é 14% maior do que a média histórica dos últimos dez anos.

A emissão e o pegamento das floradas, entre os meses de agosto e dezembro de 2016, foram favorecidos pela baixa produção da safra anterior. Isso proporcionou um descanso do ciclo reprodutivo e resultou no aumento das reservas energéticas das árvores do parque citrícola em geral.

Recuperação na safra de laranja