Agroanalysis - A Revista de Agronegócio da FGV

Frases & Comentários

Agosto de 2017

"O mercado brasileiro de café trabalha com uma demanda de 52 milhões de sacas neste ano: 32 milhões para exportação e 21 milhões para o abastecimento interno. Já a disponibilidade está prevista em 55,5 milhões de sacas, sendo 45,6 milhões de colheita e 9,9 milhões de estoque. Teremos uma oferta curta."

NATHAN HERSZKOWICZ, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC)

"A presidência do Codex Alimentarius, além de ganho e oportunidade, é muito bem-vinda para o Brasil, que exerceu seu papel de forma equilibrada, em sinergia com os países-membros."

EUMAR NOVACKI, secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sobre a nomeação do brasileiro Guilherme Costa para a presidência do Codex Alimentarius

"A nova legislação promete modernizar as relações de trabalho, sem precarização do emprego. Novos modelos de contratação, como, por exemplo, o trabalho intermitente, prometem ter impacto direto sobre o setor rural brasileiro."

NILSON LEITÃO, deputado federal (PSDB-MT) e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)

"Houve equívocos na divulgação de informações, na operação Lava Jato, sobre as irregularidades da cadeia avícola nacional. Os produtores foram colocados como suspeitos. E perdemos 74 mercados em quatro dias. Tivemos de realizar um trabalho intenso para recuperar estes parceiros, apesar de as fraudes atingirem menos de 1% dos frigoríficos do País."

FRANCISCO TURRA, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)

"A redução do confinamento bovino deve ‘enxugar’ a oferta de carne no mercado, assim como um possível aumento na exportação do produto também provocaria uma redução na disponibilidade interna."

ALBERTO PESSINA, presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON)

"As vendas externas de cafés especiais, com grãos de qualidade superior e certificados de origem e sustentabilidade, representaram 14,6% das exportações brasileiras no primeiro semestre [deste ano]. Este segmento cresce na demanda dos consumidores mais exigentes."

NELSON CARVALHAES, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ)

"Defendemos uma estrutura normativa eficiente, simplificada e moderna, para o setor avançar e aproveitar as suas potencialidades, com respeito aos direitos dos produtores rurais."

ROGÉRIO AVELLAR, assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), sobre o Projeto de Lei nº 4.060/12, que trata da proteção de dados pessoais e pode influenciar nas atividades do produtor e no desenvolvimento da agricultura de precisão

"O Brasil produz cerca de 23 milhões de toneladas anuais das chamadas minor crops, principalmente frutas, flores e hortaliças. A legislação precisa aumentar o uso de produtos específicos para as pequenas culturas, com maior integração da indústria e dos órgãos reguladores."

TOM PRADO, coordenador do Grupo Técnico de Fitossanidade da CNA